create your own banner at mybannermaker.com!

IGREJA ADVENTISTA DO SETIMO DIA

DEUS É O NOSSO SALVADOR


quinta-feira, 8 de março de 2012

A relação Sábado/Domingo.


Hoje em dia temos uma dúvida muito grande em relação ao verdadeiro dia de descanso instituido por Deus. Existem algumas doutrinas que acreditam que o verdadeiro dia de descanso é o domingo, outras que dizem que essa lei caiu depois que Jesus derramou seu sangue por nós na cruz.
Vejamos então algumas passagens Bíblicas que mencionem os dias de Sábado e domingo:
Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado, e o santificou.  
Êx, 20: 8-11

Se desviares do Sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao Sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
Is, 58:13 



Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de Sábado, e santificardes o dia de Sábado, não fazendo nele trabalho algum, 
Jr, 17:24

Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de Sábado, sentaram-se.
At, 13:14

Mas  o que a palavra de Deus nos diz a respeito da vigência da lei?

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mt, 5:17-19

E o domingo?

A guarda do domingo foi instituída pelo Imperador Constantino, no dia 7 de Março do ano de 321 d.C. A igreja romana adotou oficialmentea observância do domingo no ano de 364 d.C. (concílio de calcedônia). Constantino era adorador do deus sol (daí vem o nome em inglês do domingo sunday que significa dia do sol). Converteu-se superficialmente, trazendo para a igreja cristã essa e outras práticas pagãs. "O mandamento da igreja determina e especifica a lei do Senhor: Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa." - Catecismo da igreja Católica; Edição revisada de acordo com o textooficial em latim (Edições Loyola, 10ª edição, julho de 2000), p 570.

Como podemos ver, desde o antigo testamento, até o novo, a palavra de Deus nos instrui a guardar o Sábado como dia de descanso. Mas como devemos proceder no Sábado? Dormindo o dia inteiro? Não saindo de casa pra nada? ou devemos louvar a Deus somente no Sábado? É claro que não. Devemos louvar a Deus todos os dias de nossa vida, mas o Sábado é um dia especial, onde o próprio Deus nos ordenou de sua própria boca, que deveríamos usar o Sábado para louvá-lo, e serví-lo. Então o dia de Sábado, deve servir pra que estejamos presente nas igrejas, pra que visitemos irmãos doentes, ou que estão passando por algum problema, devemos também usar o nosso dia de Sábado para passar o evangelho a todas as pessoas com quem falarmos. O dia de Sábado é pra ser festejado, e não para ser um dia de tortura. Devemos usar este dia abençoado para alegrar os nossos corações, e os corações do nosso próximo.

Muitas pessoas pensam que guardar o Sábado é um sacrifício, mas o que significa alguns Sábados na nossa vida aqui na terra, comparado com a vida eterna que teremos sendo fiéis?
Pense nisso. E que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário